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CD Projekt Red comenta sobre a mudança para a Unreal Engine 5

Cyberpunk 2077 já teve problemas, será que a Unreal Engine 5 não criaria outros? CDPR diz que não

02.10.2023 às 17:33

Caso você esteja por fora, a CD Projekt Red tem alguns projetos bem grandes em produção para o futuro: remake de The Witcher, The Witcher 4 e Cyberpunk 2, todos na Unreal Engine 5. Mas será que a mudança de motor gráfico foi uma boa ideia para o futuro? Para responder às dúvidas e preocupações, o diretor do game comentou sobre o caso.

Em uma entrevista ao portal PC Gamer, Gabe Amatangelo, diretor da CDPR, revelou que trocar para a engine da Epic Games não é necessariamente recomeçar todo o trabalho do zero por mais que possa parecer: afinal, a RED Engine serviu de esqueleto para diversos títulos e hoje é uma das mais impressionantes visualmente.

Não é começar do zero. Muitas vezes quando você constrói essas coisas, como Ray Reconstruction, há muitas metodologias que você pode aplicar em novos motores gráficos. Aprendizados e estratégias de montar arquiteruras. E quando você para as coisas que a Unreal Engine faz bem, as coisas que a RED Engine faz bem, há algumas similaridades e lacunas, mas os engenheiros realmente brilhantes são meio ‘com todas as coisas que sabemos que os doidões criativos querem fazer no futuro, há uma variação menor aqui. Vamos mudar estrategicamente para a Unreal Engine 5’”

cyberpunk 2077 phantom liberty

Imagem: Flow Games/Vinicius Munhoz

Migrar para a Unreal Engine 5 pode ser mais fácil (e barato)

Apesar de parecer uma jogada ousada em fazer uma equipe inteira migrar para uma nova plataforma de trabalho, manter uma engine proprietária também tem seus próprios desafios: afinal, antes mesmo que trabalharem nos próximos games, a CD Projekt Red teria que atualizar o motor gráfico atual, algo que não será necessário na Unreal Engine 5.

cyberpunk 2077 phantom liberty

Imagem: Flow Games/Vinicius Munhoz

Para Amatangelo, trocar para a Unreal Engine 5 oferece ferramentas similares às atuais, mas até com a possibilidade de trabalhar bem próximo à Epic Games, detentora da tecnologia, para trazer algumas novidades por lá.

Da mesma forma que RED Engine faz coisas melhor que a Unreal Engine 5, estamos trabalhando com a Epic para basicamente trazer isso para a engine também. Então é uma via de mão dupla… é sobre a economia de escala: você pode obviamente fazer todas essas coisas incríveis nas duas. Há tantas nuances por trás, mas se resume em conseguir fazer mais. Não necessariamente melhor, pode ser tão bom quanto, mas fazer mais. Às vezes é uma questão de escala”

unreal engine 5.2

Imagem: MAWI

Atualmente, a CD Projekt Red trabalha em diversos projetos, como um remake de The Witcher, um novo projeto do universo de The Witcher (provavelmente o quarto jogo), Projeto Sirius (possivelmente algo menor de The Witcher) e Projeto Orion, a sequência de Cyberpunk 2077, todos na Unreal Engine 5.

E aí, será que teremos jogos ainda melhores? Dá para ficar mais tranquilo com a mudança de tecnologia?

Fonte: PC Gamer

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