PlayStation diz: “vozes diversas fazem jogos melhores”
Para um desenvolvedor do PlayStation, ter diversidade nos jogos não é sobre inclusão, mas fidelidade de fazer um produto melhor
O portfólio de jogo de PlayStation tem tido uma característica em comum bem clara: cada vez mais a publisher traz diversidade em seus jogos, como já vimos em The Last of Us, Spider-Man e outros títulos exclusivos. Contudo, para um desenvolvedor veterano, isso não tem a ver com inclusão, mas fazer games melhores.
As informações vieram de Ramone Russel, um desenvolvedor veterano da Sony, em uma nova entrevista ao portal Game File, de Stephen Totilo.
PlayStation: diversidade faz jogos melhores
Quando Russel cita diversidade em jogos da Sony, não necessariamente o desenvolvedor está falando de personagens e narrativas, mas sim de diversidade de funcionários também. Para ele, ter pessoas com diferentes origens ajuda a acertar o tom certo nos roteiros.
Durante a conversa, Russel citou Spider-Man como um dos jogos de PlayStation que serve de exemplo à pauta:
Spider-Man não poderia ser um jogo tão bom sem a equipe de desenvolvimento sendo tão diversa, representativa e escutando aos seus funcionários afro-latinos e negros que diziam: ‘Miles Morales não anda da mesma forma que Peter Parker. Miles Morales faria um fist bump, ele não faria apertos de mão”
Entretanto, Russel reforça que o PlayStation não faz isso por “caridade” e para inclusão: para o desenvolvedor, a Sony ainda é uma empresa que busca lucro e tem a responsabilidade de aumentar a receita de acionistas. Mas aí que está a sacada: para fazer isso, é necessário bons jogos; e bons jogos ficam melhores com um elenco diverso.
Então o que tudo isso significa? Que os melhores jogos são feitos quando temos os melhores desenvolvedores, e os melhores desenvolvedores tem origens diferentes. Quanto maior a quantidade de vozes diversas em uma sala, melhor os nossos jogos vão ficar”
Fonte: via PlayStation LifeStyle
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